
Com a chegada do verão, aumenta o tempo em que as pessoas ficam expostas ao sol e consequentemente aos raios ultravioletas, que são capazes de alterar o funcionamento de células de defesa do nosso organismo podendo aumentar as chances do desenvolvimento de câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Santa Catarina é um dos estados com alto registro da doença e os maiores números de mortes estão em Joinville, Florianópolis e Blumenau. Das 1.190 mortes que ocorreram devido ao câncer de pele entre 2010 e 2015, 110 foram em Joinville, 87 em Florianópolis e 66 em Blumenau.
O câncer de pele do tipo melanoma (forma mais grave do tumor) ocorre mais raramente e pode levar à morte. Já o não melanoma (tumor maligno com baixa taxa de mortalidade) é mais frequente em ambos os sexos e menos grave, mas pode causar deformações no corpo. A grande incidência da doença em Santa Catarina se dá, entre outros fatores, por ser um Estado com uma população predominantemente caucasiana, mais susceptível ao câncer de pele.
No Brasil, o INCA estima 85.170 casos novos de câncer de pele não melanoma entre homens; e 80.410 nas mulheres para cada ano do biênio 2018-2019. Esses números correspondem a um risco estimado de 82,53 casos novos a cada 100 mil homens e 75,84 para cada 100 mil mulheres. Quanto ao melanoma, sua letalidade é elevada, porém sua ocorrência é considerada baixa (2.920 casos novos em homens e 3.340 casos novos em mulheres por ano).
O câncer de pele não melanoma ocorre principalmente nas áreas do corpo mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas. Apresenta-se como:
• Manchas na pele que coçam, ardem, descamam ou sangram.
• Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.
Algumas atitudes ajudam a prevenir o surgimento da doença:
1. Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.
2. Procurar lugares com sombra.
3. Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus de abas largas, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas.
4. Aplicar na pele, antes de se expor ao sol, filtro (protetor) solar com fator de proteção 15, no mínimo.
5. Usar filtro solar próprio para os lábios
Sobre a campanha
A campanha #AbraSuasAsas foi lançada pelo SCC/SBT em parceria com diversas empresas e instituições, com o propósito de conscientizar a população sobre a importância da prevenção ao câncer. A campanha busca promover debates sobre os temas mais importantes relacionadas à doença, junto a especialistas e instituições referência em pesquisa e tratamento do câncer no Brasil. Confira os parceiros que abriram suas asas para essa causa e estarão apoiando e divulgando a campanha nos próximos meses, junto com o SCC/SBT:
- INCA – Instituto Nacional do Câncer
- Secretaria de Saúde do Governo de Santa Catarina
- UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
- Sistema ACAFE – Associação Catarinense das Fundações Educacionais
- FAHECE – Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon
- CEPON – Centro de Pesquisas Oncológicas
- CREFITO10 – Conselho Regional de Fisioterapia
- AMUCC – Amor e União Contra o Câncer
- Secretaria Municipal da Saúde de Florianópolis
- Eldorado
- Publicar
- Kallas
- InfoTV
- RDO Comunicação Visual
- Ritos Despertar
- Acontecendo Aqui
- Grupo Toma!
- Yellow Multipress
- Criativa Paineis
- Sinergy
- Alternativa Mídia
- Nômade Comunicação
- Tac Filmes
- Over Digital
- Tundum
